TRIÁSSICO


Após a maior extinção de animais e plantas que se conhece surge o período Triássico, foi no início desse período que o super continente de Pangea existiu, dividiu mares e modificou o clima global transformando enormes áreas em desertos.
Os seres que sobreviveram há essa grande extinção como por exemplo os dicinodontes e os glossopteris deram origem há diversos seres que habitaram a Terra durante esse período e entre eles estavam um dos grupos de seres mais fantásticos que já habitaram esse planeta, os dinossauros , ocorre também o aparecimento de pequenos animais que nesse período não serão de grande importância, mais os descendentes desses pequenos animais um dia chegariam a Lua, são os mamíferos. Surgem também árvores de grande porte como as coníferas.

MELANOROSSAURO




Dinossauro sauropodomorfo primitivo conhecidos também como prossaurópode, era ancestral dos gigantescos sauropodes que viriam aparecer no Jurássico, as vezes agiam como bípedes para poder alcançar folhagens mais altas, este era o maior de todos os dinossauros no Triássico.

Dados do Dinossauro:
Nome: Melanorossauro
Peso: Cerca de 8 toneladas
Época: Triássico
Local onde Viveu: África do Sul
Tamanho: 15 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

COELOPHISIS




Coelophisis ("osso ocos", devendo-se ao fato de seus ossos serem assim), era pequeno, aerodinâmico e leve, mas cada grama de seu peso era puro terror.

Viveu no Fim do Triássico e foi encontrado num lugar onde havia milhares de ossos desse animal, centenas de esqueletos empilhados uns sobre os outros num verdadeiro cemitério de dinossauros. Em um único bloco estudado foram encontrado pelo menos seis Coelophisis; considerando o resto da área do bloco e os outros blocos transportados, deveria haver naquele lugar pelo menos 1000 animais.

Os cientistas ainda têm dúvidas sobre o que ocasionou tal catástrofe. Talvez, a manada inteira de Coelophisis tenha sido afetada por uma seca, e, em busca de água para beberem, centenas de animais convergeram para um riacho; mas de repente, a seca acabou. Chuvas torrenciais começaram a cair. Sem aviso, uma inundação cobriu o leito do rio, submergindo tudo o que estava ali. Os Coelophisis foram dragados pelas águas lamacentas.

Como o nome já diz, o Coelophisis tinha ossos ocos e leves, as patas trazeiras eram compridas e o crânio pontiagudo era repleto de dentes afiados; tinha garras desenvolvidas para fechar quando eram flexionadas, agarrando a presa. Era um dinossauro bípede, projetado para correr. Tinha um faro muito bom; os olhos também eram ótimos, já tinham visão colorida, vista lateral ampla e poderiam localizar facilmente a presa. Graças a cauda poderia se mover ereto e manter o equilíbrio. Era um animal incrivelmente veloz para o seu tamanho, podia locomover-se a uma velocidade de até 60 quilômetros horários. O surgimento deste animal originou uma jornada evolutiva que culminou nada menos que o grande Tiranossauro Rex.

Foram identificadas duas formas distintas de Coelophysis, a robusta e a esbelta, as quais os paleontologistas acreditam terem sido macho e fêmea. Poderia abater presas muito maiores do que si mesmo trabalhando em equipe. Além disso, achados paleontológicos revelam que também poderiam ser canibais. Junto aos ossos de um Coelophisis foram encontrados ossos de um bebê desta espécie. Poderiam se alimentar de outros de sua espécie normalmente, ou este não era um hábto comum e abriram uma exeção, enlouquecidos pela fome.

Dados do Dinossauro:
Nome: Coelophisis
Nome Científico: Coelophysis bauri
Época em que Viveu: Fim do Triássico, na América do Norte
Peso: Cerca de 30 quilos
Tamanho: 1,80 metros de comprimento e 91 centímetros de altura
Alimentação: Carnívora

CYNODONTE



O termo " Cynodonte " se refere a um grupo largo de mamífero-répteis extintos, o Cynodontia. Estes incluem os antepassados diretos de mamíferos. Este animal foi o modelado por fósseis de outro Cynodonte achado na África do Sul chamado Trinaxodonte.
Trinaxodonte viveu um pouco mais cedo e possuía o tamanho de um gato. Os dentes de Trinaxodonte eram parecidos com caninos, incisivos e molares que são características mamífero. Buracos pequenos nos ossos do focinho sugestionam bigodes. A presença de bigodes implica pelos no corpo e sugere que o Cynodonte possuía sangue quente.
Sendo meio réptil e meio mamífero os Cynodontes representam o vínculo evolutivo perdido entre estes dois grupos. Os Cynodont e as Placérias eram parentes distantes, mas o Cynodonte possuía mais características dos mamíferos.
Na Floresta Petrificada, deserto do Arizona nos E.U.A., foram achados algumas vezes só dois dentes de molar de um Cynodonte grande. Estes eram semelhantes com os do Trinaxodonte mas sugeriram um animal muito maior.
Eles comiam ovos, répteis pequenos e insetos entre outros animais pequenos.

Dados do Réptil-Mamífero:
Nome: Cynodonte
Peso: Cerca de 20 quilos
Época: Triássico
Local onde Viveu: África do Sul
Tamanho: 1 metro e meio de comprimento
Alimentação: Carnívora

CYNOGNATHUS



O Cynognathus era um cinodonte ou seja pertencia há um grupo de répteis parecidos com mamíferos denominado Cynodontia, viveu há aproximadamente 230 milhões de anos atrás durante o período Triássico no sul da África e América do Sul, era predador voraz, caçava qualquer animal pequeno que encontrasse, mas não rejeitaria uma carcaça de animal morto que encontrasse, pois possuíam garras e mandíbulas muito fortes, capazes até de quebrar ossos e naquela época com enormes predadores rondando não se podia desperdiçar nenhuma chance de se obter alimento.

Dados do Réptil-Mamífero:
Nome: Cynognathus
Nome Científico: Cynognathus
Época: Triássico
Local onde viveu: América do Sul e África
Tamanho: 1 metro de comprimento
Peso: Cerca de 20 quilos
Alimentação: Carnívora

DEMASTOSUCHUS


O Demastosuchus não era um dinossauro, mas sim um réptil primitivo que possuía uma forte couraça protetora em que até sua barriga fazia parte. Chegava a medir até 6 metros de comprimento e se alimentava de folhas e raízes com seu focinho semelhante ao de um porco. Possuía espinhos de até meio metro de comprimento no pescoço o que tornava sua couraça um ótimo sistema de defesa. O Demastosuchus era grande demais para ser caçado pelos dinossauros carnívoros de sua época e seus predadores era então enormes répteis primitivos.

Dados do Réptil:
Nome: Demastosuchus
Época: Triássico
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 500 quilos
Tamanho: 6 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

EORAPTOR





O Eoraptor cujo nome significa "ladrão da alvorada" é o mais primitivo dinossauro encontrado até hoje, viveu há aproximadamente 220 milhões de anos atrás durante o período Triássico na Argentina. Era do tamanho de um cachorro e pesava por volta de 11 quilos. Foi encontrado perto do esqueleto de um Herrerassauro. Tinha dentes afiados como navalha e longas garras, as quais utilizava para caçar pequenos animais.

Dados do Dinossauro:
Nome: Eoraptor
Nome Científico: Eoraptor sp.
Época: Triássico.
Local onde viveu: Argentina
Peso: Cerca de 11 kg
Tamanho: 1 metro de comprimento
Alimentação: Carnívora

ERYTHOSUCHUS


O Erythrosuchus viveu há aproximadamente 230 milhões de anos atrás durante o período Triássico no sul da África, era predador extremamente voraz, sendo um dos maiores de sua época, caçava animais até maiores do que ele, com sua enorme boca e força não seria difícil, só o faltava agilidade, a qual fora sacrificada em troca da força, para ele atacar animais maiores e mais lerdos seria muito fácil, bastaria ele dar somente uma mordida que o ferimento causado seria enorme, provocando grande perda de sangue e posteriormente a queda do animal, só seria necessário então verificar onde o animal caiu e o Erythrosuchus com certeza não rejeitaria uma refeição fácil vinda de um animal já morto, carniça.

Dados do Réptil:
Nome: Erythrosuchus
Nome Científico: Erythrosuchus
Época: Triássico
Local onde viveu: África
Tamanho: 4,5 metros de comprimento
Peso: Cerca de 1 tonelada
Alimentação: Carnívora

ESTAURICOSSAURO





O Estauricossauro cujo nome significa " Lagarto Cruzeiro do Sul " teve seus restos encontrados em Santa Maria, no Rio Grande do Sul e hoje estão expostos num museu nos EUA. Acredita-se que o Estauricossauro é o mais antigo dinossauro existente. Como só foram encontradas partes isoladas do esqueleto do Estauricossauro, sua reconstituição foi difícil. Era pequeno, tinha a cabeça relativamente grande, os dentes pontudos e afiados, e a cauda comprida e fina. Talvez os braços fossem fortes e as pernas longas como as de um corredor. Viveu durante o período Triássico há aproximadamente 225 milhões de anos atrás caçando pequenos animais.

Dados do Dinossauro:
Nome: Estauricossauro
Nome Científico: Staurikosaurus pricei
Época: Triássico
Local onde viveu: Brasil
Peso: Cerca de 30 kg
Tamanho: 1,8 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

EUDIMORPHODON


O Eudimorphodon cujo nome significa " Verdadeiro Dimorphodon " era um pterossauro primitivo que viveu durante o período Triássico há aproximadamente 225 milhões de anos atrás na Itália, caçando insetos agilmente, como os atuais morcegos, em numerosos bandos.

Dados do Pterossauro:
Nome: Eudimorphodon
Nome Científico: Eudimorphodon ranzii
Época: Triássico
Local onde viveu: Europa
Peso: Cerca de 2 quilos
Tamanho: 1 metro de envergadura
Alimentação: Carnívora

HERRERASSAURO




O Herrerassauro foi um dos primeiros dinossauros a surgir. Viveu durante o Triásico, na América do Sul. Seu nome significa "lagarto de Herrera". É um animal muito pouco conhecido.

Dados do Dinossauro:
Nome: Herrerassauro
Nome Científico: Herrerasaurus sp
Época em que Viveu: Triássico
Tamanho: Cerca de 3 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

HETERODONTOSSAURO





Era um herbívoro com o tamanho de um peru. Foi encontrado na África do Sul em 1911 um pedaço de mandíbula de dinossauro que os cientistas tiveram dificuldade de dizer de qual espécie pertencia. Mais tarde, em 1976, com a descoberta de um esqueleto muito bem conservado, foi possível completar a descrição desse animal.

Heterodontossauro quer dizer "lagarto com dentes diferentes", realmente este dinossauro possuía três tipos de dentes diferentes: incisivos afiados, molares e caninos. A finalidade dos dentes caninos ainda é um mistério, já que o Heterodontossauro era um dinossauro herbívoro, talvez ele o usasse para abrir as frutas de casca mais dura.

Observando os ossos das pernas traseiras podemos saber que o Heterodontossauro podia ser bastante veloz. Quando corria, uma serie de ossos de apoio mantinham sua coluna e cauda em posição reta. O rabo cônico e longo agiu como um contrapeso enquanto o animal corria..

Dados do Dinossauro:
Nome: Heterodontossauro, que significa "lagarto com dentes diferentes"
Nome Científico: Heterodontossaurus tucki
Época em que Viveu: Fim do Triássico, por volta de 208 milhões de anos atrás
Peso: 35kg
Tamanho: 1,10m de comprimento
Alimentação: Herbívora

ICTIOSSAURO



Os ictiossauros deram nome a família dos ictiossauros, " Peixe-lagarto", ao qual inúmeros espécimes dessas criaturas pertencem, eram os "répteis" mais adaptados a vida aquática, pois seus ancestrais foram uns dos primeiros répteis a buscar alimentos na água, seus corpos possuíam uma ótima hidrodinâmica que os permitia competir com os tubarões que eram seus principais rivais e predadores na infância, pois os tubarões tinham iniciado seu processo de evolução bem antes dos ictiossauros. Os ictiossauros se alimentavam de peixes e moluscos, pois foram encontrados junto aos seus restos fósseis, restos desses seres.

Dados do Ictiossauro:
Nome: Ictiossauro
Peso: Cerca de 1,7 toneladas
Época: Triássico
Local em que Viveu: Costas da Europa e América do Sul.
Tamanho: 3 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

LILIENSTERNUS





O Liliensternus , cujo o nome significa " lagarto de Hugo Von Rüle Lilienstern " viveu na França e na Alemanha durante o período Triássico há aproximadamente 210 milhões de anos atrás, este animal chegava a medir 7 metros de comprimento e 4 metros de altura pesando aproximadamente 400 quilos.O Liliensternus tinha as patas traseiras compridas e o crânio pontiagudo repleto de dentes afiados; tinha garras desenvolvidas para fechar quando eram flexionadas, agarrando a presa. Era um dinossauro bípede, projetado para correr. Deveria ter um faro muito bom; os olhos também eram grandes, o que possibilitava uma vista lateral ampla e poderiam localizar facilmente suas presas. Graças a sua cauda poderia se mover ereto e manter o equilíbrio.


Dados do Dinossauro:
Nome: Liliensternus
Nome Científico: Liliensternus liliensterni
Época: Triássico
Local onde viveu: Europa
Peso: Cerca de 400 quilos
Tamanho: 7 metros de comprimento e 4 metros de altura
Alimentação: Carnívora

METOPOSSAURO



Os Metopossauros eram anfíbios predadores de grande porte que viveram durante o período de Triássico. Parecendo-se com salamandras grandes, eles tinham quase 3 metros de comprimento e um terço disso pertencia a sua enorme cabeça. Eles usavam as bocas cavernosas deles para pegar peixes pequenos e usava um banco de dentes bons para os apanhar. Como todos os anfíbios, eles tiveram pulmões em vez de brânquias e provavelmente descobriram vibrações na água para caçar. Com o frio ou com a escassez de água, eles poderiam ficar dormentes na lama de rios secos ou no interior da floresta..

Dados do Anfíbio:
Nome: Metopossauros
Época: Cretáceo.
Peso: Cerca de 300 quilos.
Tamanho: 3 metros de comprimento.
Alimentação: Carnívora

NOTHOSSAURO





O Nothossauro provavelmente é um dos ancestrais dos répteis marinhos que surgiram no Jurássico e no Cretáceo, seu corpo não era totalmente adaptado a vida aquática, pois possuía patas com dedos e unhas como um jacaré e sendo um animal marinho esse fato demonstra que ainda permanecia grande parte do tempo fora da água, e deveria caminhar com dificuldade como um leão-marinho. O Nothossauro foi um dos maiores predadores aquáticos de sua época, que é anterior ao surgimento dos ictiossauros, que já possuíam nadadeiras e eram mais adaptados a vida aquática.

Dados do Nothossauro:
Nome: Nothossauro
Nome Científico: Nothosaurus
Época: Triássico , há 220 milhões de anos atrás.
Tamanho: Cerca de 8 a 9 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

PETEINOSSAURO




O Peteinossauro era um réptil voador, um dos primeiros pterossauros conhecidos do período de Triássico. De fósseis achados, os paleontologistas concluiram que sua habilidade para voar já era bem desenvolvida.
Tinha um esqueleto oco e leve. Suas asas consistiam em pele estirada entre um dedo comprido de sua mão que iam até seus tornozelos. Os Peteinossauros são uns dos vertebrados que mais cedo demonstrou evidências de vôo.
Teve um rabo longo, de aproximadamente 20 centímetros, o qual usou para fazer manobras precisas. Esto foi feito de vértebras e fortalecido com cartilagem.
Foi classificado segundo o tamanho e por causa dos dentes cônicos e afiado, que provavelmente comeria insetos e por isso teve êxito na evolução das asas.
Foram descobertos fósseis de Peteinossauros formosamente preservados em pedras que datam do período de Triássico, perto de Cene, nos Alpes italianos. Pterossauros são largamente considerados primos íntimos dos dinossauros, mas a ausência de formas transitivas significa que isto não é completamente certo.

Dados do Pterossauro:
Nome: Peteinossauro
Época: Triássico de 228 à 215 milhões de anos atrás
Local em que viveu: Europa
Peso: Cerca de 200 gramas
Tamanho: 60 centímetros de envergadura.
Alimentação: Herbívora

PHYTOSSAURO

x


Os Phytossauros eram Archossauros próximo dos crocodilos aos que eles se assemelhavam em aparecimento e estilo de vida semi-aquático. Uma diferença notável entre estes animais e os crocodilos são que, considerando que crocodilos têm narinas no focinho, nos phytossauros elas estão situadas sobre os olhos.
Os Phytossauros mediam aproximadamente 2 metros de comprimento e tinha focinhos estreitos com muitos dentes pontiagudos enfileirados, era muito parecido com os atuais gaviais indianos. Eles comiam peixes principalmente mas também poderiam agarrar animais pequenos à extremidade da água que vinham para beber. Os Phytossauros vêm do período Triássico, eles desapareceram na extinção em massa ao término do período.

Dados do Archossauro:
Nome: Phytossauro
Época: Triássico
Peso: Cerca de 40 quilos.
Tamanho: 2 metros de comprimento.
Alimentação: Carnívoro

PLACERIAS




As Placerias era animais robustos com dentes de elefante para arraigar a terra à procura de raízes, essas prezas eram também utilizadas para lutas entre os machos pela hierarquia da manada e possuía um bico forte para comer plantas. Animais poderosos que se assemelhavam a hipopótamos, as Placerias não era dinossauros, mas sim Dicynodonts ou " cachorro de dois-dentes ";, foi chamado assim porque teve mandíbulas desdentadas com só dois dentes caninos, voltados para a frente. Dicynodonts são therapsids, ou mamífero- répteis, um grupo que inclui os antepassados de mamíferos modernos.
O melhor achado fóssil estava na Floresta Petrificada de St Johns, Arizona no E.U.A. onde foram identificados quarenta indivíduos.
Alguns paleontologistas acreditam haver evidências de que Placerias viveram em um ambiente sazonal. Se baseando nos dentes de elefantes e de outros dicynodonts mostram semelhanças para entalhes fundos e um efeito polindo mais liso nas presas. Na estação seca eles teriam cavado em terra dura o que deixa marcas nos dentes dos elefantes e que também possuía os dentes das Placerias. Na estação molhada, o solo estaria úmido e lodoso, ajudando a polir os dentes.

Dados do Dicynodont:
Nome: Placerias
Peso: Cerca de 1 toneladas
Época: Triássico
Tamanho: 3,5 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

PLATEOSSAURO








O Plateossauro cujo nome significa " Lagarto plano " viveu há aproximadamente 235 milhões de anos atrás durante o período Triássico na Europa, foi um dos primeiros grandes dinossauros herbívoros. Chegava a atingir um tamanho aproximado de 9 metros de comprimeto e 4 metros de altura. O Plateossauro pertencia a um grupo conhecido como prossaurópodes.
Os Plateossauros possuíam um enorme pescoço que os possibilitavam alimentar-se de árvores e locais altos onde outros animais não alcançavam, pois acredita-se que apesar de andar nas quatros patas, eles poderiam se erguem apenas em duas para alcaçar lugares ainda mais altos.

Dados do Dinossauro:
Nome: Plateossauro
Nome Científico: Plateosaurus sp
Época: Triássico
Local onde Viveu: Europa
Peso: Cerca de 4 toneladas
Tamanho: 9 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

POSTOSUCHUS







O Postosuchus evoluiu no período Triássico. Seu crânio era pequeno e largo, e tinha um focinho estreito com mandíbulas poderosas. Tinha uma armadura que consistia em filas de pratos osseos que cobriam toda as suas costas. Era o carnívoro que estava no topo da cadeia alimentar da época.
Tinha pernas retas em baixo de seu corpo sugerindo um corredor rápido e eficiente. Às vezes é chamado de " crocodilo corrente ", as pernas traseiras eram mais longas que as pernas dianteiras. Alguns paleontologistas acreditavam que ele podia correr em duas pernas, mas a maioria acha que ele corria de quatro mesmo.
O Postosuchus era um Archossauro (" réptil governante "), um grupo principal de répteis extintos que incluem crocodilos, dinossauros, pterosauros e pássaros. Estava na linha dos crocodilos, mas não era um crocodilo.
Houve vários Postosuchus achados fósseis na Floresta Petrificada do Arizona, e na Pedreira de Posto no Texas, ambos nos E.U.A..

Dados da Archossauro:
Nome: Postosuchus
Peso: Cerca de 1 toneladas
Época: Triássico
Local de Origem: América do Norte
Tamanho: 6 metros de comprimento e 2 metros de altura.
Alimentação: Carnívora

PREONDACTYLUS




O Preondactylus era um pterossauro primitivo que viveu durante o período Triássico há aproximadamente 225 milhões de anos atrás na Itália, caçando insetos em enormes bandos, agilmente como morcegos. sua cauda comprida o ajudava a ter estabilidade enquanto faria manobras aéreas. É o pterossauro mais primitivo que se conhece.

Dados do Pterossauro:
Nome: Preondactylus
Nome Científico: Preondactylus buffarinii
Época: Triássico
Local onde viveu: Europa
Peso: Cerca de 10 quilos
Tamanho: 1,5 metros de envergadura
Alimentação: Carnívora

PROCOMPSOGNATO









O Procompsognato cujo nome significa " pré queixo bonito " foi o animal que, como o próprio nome já diz, antecedeu o Compsognato. É um animal muito primitivo e um dos animais que desmente aquela idéia antiga de que os dinossauros eram " lagartos grandes e lentos ". Foi encontrado na Alemanha em 1913 e caçava insetos nas florestas do período Triássico.




Dados do Dinossauro:
Nome: Procompsognato
Nome Científico: Procompsognathus triassicus
Época: Triássico
Local onde viveu: Europa
Peso: Cerca de 10kg
Tamanho: 1,2 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora
 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios