PLACERIAS
PLACERIAS
As Placerias era animais robustos com dentes de elefante para arraigar a terra à procura de raízes, essas prezas eram também utilizadas para lutas entre os machos pela hierarquia da manada e possuía um bico forte para comer plantas. Animais poderosos que se assemelhavam a hipopótamos, as Placerias não era dinossauros, mas sim Dicynodonts ou " cachorro de dois-dentes ";, foi chamado assim porque teve mandíbulas desdentadas com só dois dentes caninos, voltados para a frente. Dicynodonts são therapsids, ou mamífero- répteis, um grupo que inclui os antepassados de mamíferos modernos.
O melhor achado fóssil estava na Floresta Petrificada de St Johns, Arizona no E.U.A. onde foram identificados quarenta indivíduos.
Alguns paleontologistas acreditam haver evidências de que Placerias viveram em um ambiente sazonal. Se baseando nos dentes de elefantes e de outros dicynodonts mostram semelhanças para entalhes fundos e um efeito polindo mais liso nas presas. Na estação seca eles teriam cavado em terra dura o que deixa marcas nos dentes dos elefantes e que também possuía os dentes das Placerias. Na estação molhada, o solo estaria úmido e lodoso, ajudando a polir os dentes.
Dados do Dicynodont:
Nome: Placerias
Peso: Cerca de 1 toneladas
Época: Triássico
Tamanho: 3,5 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora